Aula inaugural questiona — O que é Felicidade?

AULA INAUGURAL DO SEMESTRE LETIVO DO ISULPAR QUESTIONA

O QUE É FELICIDADE?

O Instituto Superior do Litoral do Paraná – ISULPAR abriu o novo semestre letivo com uma grande inovação – a introdução na grade curricular de uma disciplina questionadora – FELICIDADE.

Afinal, o que é FELICIDADE?

Com duas palestras instigadoras e intrigantes, os acadêmicos, professores, colaboradores do ISULPAR, além de inúmeros convidados, vivenciaram momentos de grande reflexão sobre a nova disciplina.

Iniciando o evento, o Prof. Carlos Alberto Mendes Xavier discorreu sobre a temática SAÚDE E FELICIDADE, traçando um paralelo do conceito de ser feliz a partir dos filósofos da Antiguidade à nossa atualidade. As várias conotações de “ser feliz” associada ao modo de vida e ao consumismo.

Já o idealizador do projeto sobre a felicidade, Prof. Wellington Frandji discorreu sobre FELICIDADE E ESPIRITUALIDADE.

“Ser feliz, segundo os palestrantes, é de fato o que todos nós almejamos, porém, erroneamente achamos que a felicidade é algo externo, quando, na realidade, está dentro de nós. Realmente, o que nos faz feliz é fazer com que outras pessoas sejam felizes.”

Numa retrospectiva histórica, o tema FELICIDADE foi abordado sob a perspectiva de filósofos, psicólogos, religiosos.

Como a FELICIDADE já foi estudada, analisada por inúmeros filósofos. Desde Aristóteles aos filósofos de nossos tempos, a felicidade era tida como comportamento e estilo de vida que levariam os indivíduos à felicidade plena.

As maiores universidades , entre elas a de Oxford e Harvard, já têm em seu currículo a disciplina de Felicidade.

No Brasil, as universidades inovadoras são as de Brasília e do Pará.

O ISULPAR, pioneiro no litoral, introduz a disciplina de Felicidade em sua grade curricular buscando proporcionar aos nossos acadêmicos autonomia, competência, proximidade com outras pessoas, amor-próprio. Ou seja, conquistar um jeito especial de observar e interpretar o mundo.

É possível ensinar a ser feliz?

Segundo os psicólogos, filósofos , religiosos é apontar caminhos para estar de bem com a vida. Ser otimista, controlar a ansiedade, assumir uma postura positiva em relação ao mundo.

“Em vão buscaremos ao longe a felicidade se não a cultivarmos dentro de nós mesmos.” (Rousseau)

Seg a Sex

ouvidoria@isulpar.edu.br