APRESENTAÇÃO


COORDENAÇÃO DE CURSO

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

OBJETIVO GERAL DO CURSO:

Formar arquitetos urbanistas com capacidade criativa, analítica, crítica e tecnológica, comprometidos com a qualidade de vida e com o ambiente natural, bem como capazes de realizar integralmente as atribuições profissionais com ética e responsabilidade, pautando suas ações na preservação do meio ambiente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Proporcionar o conhecimento e a prática tecnológica, científica e artística em respeito às necessidades sociais, culturais, estéticas e econômicas das comunidades, observada a ética e a responsabilidade social.
  • Promover formas de desenvolvimento sustentável nos ambientes naturais, construindo com observância à qualidade de vida no modus vivendi do ser social.
  • Promover a valorização e a preservação da arquitetura, do urbanismo e do patrimônio construído.
  • Desenvolver atividades de projeto arquitetônico, urbanístico e paisagístico, com caráter multidisciplinar, de maneira a promover o equilíbrio entre as várias áreas do conhecimento, relacionadas com a matriz curricular.

DURAÇÃO DO CURSO

  • Curso - Bacharelado
  • Carga Horária Total - 4750 horas
  • Duração - 5 anos
  • Período - Noturno 

PERFIL DO EGRESSO

O arquiteto formado pelo ISULPAR deve estar apto a: 

  • Atuar na elaboração de projeto e execução arquitetônica, podendo também desenvolver atividades como urbanista, paisagista e outras que a legislação autorize.
  • Traduzir questões relativas ao contexto em que o projeto está inserido, levando em consideração os aspectos sociais, culturais, econômicos, técnicos e ambientais.
  • Compreender o espaço interior e exterior do edifício, da cidade e da paisagem de acordo com as necessidades das atividades humanas e da conservação do patrimônio ambiental e construído.
  • Trabalhar em equipe multidisciplinar, atividade muito decorrente dentre os diferentes campos de atuação.
  • Demonstrar conhecimento teórico e técnico nas áreas de atuação, para contribuir com soluções criativas, inovadoras e adaptadas às transformações da sociedade.
  • Ser um profissional crítico e atento às questões de inclusão social, desenho universal, sustentabilidade, inovações tecnológicas e interdisciplinaridade inerentes à profissão do arquiteto e urbanista.

ATIVIDADES TÍPICAS DO ARQUITETO

Com base numa formação generalista, busca-se desenvolver e estimular a capacidade na atuação das seguintes áreas:

  • Obra civil, integrando a concepção e a execução do projeto, a partir do conhecimento dos processos, materiais e técnicas construtivas e gerenciais relacionadas à construção de novas obras, ao apoio técnico à autoprodução
    arquitetônica, às reformas em ambientes existentes e à intervenção em edificações de interesse histórico, artístico e cultural;
  • Planejamento local e regional, destacando-se a instrumentalização e sensibilização crítica para a participação em equipes multidisciplinares voltadas à elaboração de políticas públicas e diretrizes urbanas para o desenvolvimento
    de pequenas e médias cidades, considerando-se a identificação e a preservação da paisagem cultural e natural, assim como c incentivo ao envolvimento das comunidades locais no processo de gestão urbana;
  • Preservação e intervenção no patrimônio construído por meio de uma formação teórica, crítica, técnica e prática, permitindo tanto a intervenção efêmera ou permanente quanto a participação nas instâncias de tomada de decisão acerca do patrimônio histórico, artístico e cultural.

ATUAÇÃO DE MERCADO

Percorrendo trilhas acadêmicas articuladas à agilidade de mudanças globais, o mercado de Arquitetura e Urbanismo expande-se rapidamente, com novas possibilidades disponíveis ao arquiteto e urbanista. Incentivado a explorar abordagens inovadoras para atuar no desenvolvimento de projetos, obras e pesquisas, o arquiteto e urbanista pode atuar na arquitetura de edificações, restauro e conservação, interiores, paisagismo e urbanismo. O profissional pode evoluir para carreira como autônomo, consultor, colaborador ou parceiro em escritórios e empresas, além do trabalho institucional de projeto e planejamento.

DIA DO ARQUITETO E URBANISTA

Por determinação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, a partir de 2012, no dia 15 de dezembro comemora-se o Dia do Arquiteto em homenagem ao dia do nascimento de Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares.

ATO REGULATÓRIO

Autorizado pela Portaria Ministerial nº 301 de 07 de abril de 2017, publicada no Diário Oficial da União em 10 de abril de 2017.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

A organização curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo do ISULPAR busca a aplicação, nas disciplinas, de habilidades e competências necessárias à formação de arquitetos urbanistas com visão crítica, sensíveis às transformações sociais e culturais da sociedade contemporânea. A organização curricular está elaborada para atender três eixos fundamentais:

  • eixo de formação básica, com conhecimentos de fundamentação;
  • eixo de conhecimentos profissionais que caracterizam a identidade profissional do arquiteto urbanista;
  • eixo de pesquisa científica envolvendo a produção científica na execução de trabalhos de pesquisa científica, trabalhos de conclusão de curso e atividades complementares.,

Para saber a grade curricular e os atos regulatórios do curso, clique AQUI.

Para saber o investimento necessário, clique AQUI.

 

Atendimento

SEG - SEX
08:00 - 22:30

41 3133 - 3105

 

Parcerias