CONVÊNIO ISULPAR E LOJA MAÇÔNICA PERSEVERANÇA

Comissão de Ação Social entrega bolsas de estudos no Colégio Isulpar - Ensino Médio a alunos da Escola Tiradentes

O presidente da Comissão de Ação Social da Loja Maçônica Perseverança, Fabiano Vicente Elias, procedeu a entrega de duas bolsas de estudos aos alunos Diorge Rosina Santos e Jardel Bueno de Paula para o Ensino Médio no Colégio Isulpar, mantido pelo Instituto Superior do Litoral do Paraná – ISULPAR.

Os alunos, oriundos da Escola Municipal Tiradentes, de Alexandra, participaram do projeto “Perseverando na Educação”, no ano de 2017, promovido pela Comissão de Ação Social da Loja Maçônica Perseverança em convênio com o ISULPAR.

O projeto contou com inúmeros participantes do nono ano do Ensino Fundamental que foram submetidos a avaliações educacionais, psicopedagógicas e sociais.

“Essa iniciativa tornou-se realidade, graças à parceria estabelecida com o Colégio Isulpar, pela sensibilidade de sua mantenedora, Dra. Rosi Teresinha Bonn, das Direções da Escola Tiradentes e do Colégio Isulpar e dos membros da Loja Maçônica Perseverança”, afirmou Fabiano Vicente Elias.

“A escolha do Distrito de Alexandra deu-se pelo fato de que a localidade apresenta um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, demonstrando a importância de uma ação social efetiva no bairro”, completou Fabiano.

A Loja Maçônica Perseverança possui 153 anos de história com atuação decisiva em Paranaguá, contando com participações em fatos históricos nacionais como independência do Brasil, abolição da escravatura, proclamação da República. O projeto, segundo o Venerável Mestre Daniel Gonçalves de Jesus Filho, visa, no acesso à educação, a transformação social. Para ele, esta iniciativa demonstra a importância da Maçonaria para a sociedade parnanguara.

O Colégio Isulpar – Ensino Médio, há treze anos formando nossa juventude para o acesso ao ensino superior, foi selecionado para o projeto por sua metodologia e projeto político-pedagógico voltado às novas tendências educacionais, apresentar um excelente índice de produtividade e estar irmanado nessa parceria.

Para a presidente do ISULPAR, Dra. Rosi Teresinha Bonn, em dezoito anos de atuação no litoral do Paraná, o ISULPAR sempre compartilhou iniciativas que venham a promover o engrandecimento cultural, a conquista da autonomia e a valorização profissional. Estar aberto a iniciativas inovadoras, inusitadas ,viáveis em sua concretização, serão sempre bem recebidas pela Instituição, afirmou a presidente do ISULPAR.

O Teatro Municipal Profª Rachel Costa foi o palco para a divulgação do resultado do projeto que teve como vencedores os alunos Diorge Rosina Santos e Jardel Bueno de Paula. Esses estudantes darão continuidade ao projeto que já premiou, em 2016, as alunas Duane Cristina de Oliveira e Nataely Ferreira Ribas.

Para o ano de 2018, o projeto segue em sua busca por novos alunos que possam, através de seu desempenho estudantil, serem agraciados com novas bolsas de estudo.

A CONSTRUÇÃO DE PONTES DE MACARRÃO

ALUNOS DO COLÉGIO ISULPAR REALIZAM DESAFIO DE ENGENHARIA: A CONSTRUÇÃO DE PONTES DE MACARRÃO

        A prática tradicional do ensino da Física prioriza problemas e situações muitas vezes desconectadas do cotidiano do estudante que, ao final do Ensino Médio, não consegue estabelecer relações entre os conteúdos abordados em sala com situações vivenciais.
        Uma alternativa para auxiliar a compreensão dos conceitos da Física, possibilitando um ensino que estabeleça relações com o cotidiano, foi realizada pelos alunos da 1ª série do Colégio Isulpar. Sob a orientação do Prof. Gustavo Anselmo, criaram as pontes de macarrão.
        Como inovação pedagógica, a construção das pontes de macarrão pôde auxiliar a compreensão de conceitos fundamentais da Física em situação real.
        “Lançar um desafio aos alunos para saírem da rotina foi o objetivo da construção das pontes de macarrão”, afirmou o Prof. Gustavo. “Através desse trabalho prático, os alunos aprendem como funciona uma ponte na prática e na teoria, relacionando-a com os princípios físicos da força e suas condições de equilíbrio estático, fundamentais nas Leis de Newton. As pontes de macarrão, quando bem construídas, suportam cargas acima de 20 quilogramas.
        Ações como esta motivam os alunos, pois conseguem perceber a importância dos conteúdos estudados para suas futuras carreiras profissionais.

        PENSAR, FAZER, TESTAR, REFAZER = APRENDER

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