Acadêmicos de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda vivenciam experiências práticas durante o semestre

csocial2023_7

Ao longo do segundo semestre deste ano, os estudantes matriculados no curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda do ISULPAR participaram de diversas atividades práticas que envolveram os domínios textuais, fotográficos e audiovisuais. Essas experiências foram conduzidas tanto no âmbito das disciplinas regulares quanto em atividades extracurriculares, sob a orientação dos docentes.

Uma das iniciativas destacadas foi a prática noturna de light painting, uma técnica que envolve a criação de desenhos luminosos utilizando o ar como molde, capturados por meio de exposições prolongadas. Essa atividade proporcionou aprendizado significativo em longa exposição, iluminação e movimento.

csocial2023_3

A professora de fotografia do curso, Juliana Gouveia, sublinhou a importância das atividades práticas para o processo de aprendizagem. “A teoria, por si só, não desperta a criatividade dos alunos. É quase um livro sem figuras, vão julgar pela capa e com o que eles compreendem como fotografia. A prática noturna, no caso de light painting, onde eles puderam desenhar com lanternas e depois com esponja de aço, fez dos alunos entusiastas, acendendo um brilho nos olhos”, comentou.

csocial2023_5

Durante a Feira de Profissões do ISULPAR, realizada em outubro, os estudantes desempenharam papel ativo na montagem de cenários fotográficos e na produção de imagens dos visitantes. Além disso, ao longo do semestre, participaram na cobertura de eventos institucionais, como o Festival de Primavera e a Feira Natal da União. Essa cobertura envolveu a produção de fotografias, vídeos, textos e conteúdos específicos para redes sociais. No que diz respeito à divulgação do Vestibular de Primavera, os acadêmicos conduziram entrevistas com os coordenadores dos cursos da instituição, posteriormente transmitidas na Rádio Litoral Sul.

csocial2023_9

Com o intuito de aproximar os acadêmicos da prática profissional e do mercado de atuação, o fotógrafo da Portos do Paraná, Cláudio Neves, promoveu um enriquecedor bate-papo com os estudantes do 2º período. Durante a conversa, Cláudio compartilhou suas experiências profissionais, exibiu algumas de suas fotografias e apresentou seus equipamentos. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma prática de fotografia no estúdio do ISULPAR, contando com a orientação do profissional.

csocial2023_10

O aluno do 2º período, João Pedro Matias do Nascimento, ressaltou a importância do aprendizado decorrente das atividades desenvolvidas. “Participar destas atividades foi crucial para aplicar na prática o que aprendemos até então. Proporcionou uma compreensão mais profunda da dinâmica do trabalho real, me preparando para o futuro na área, com produção fotográfica, audiovisual e direção. Essas experiências são fundamentais para um acadêmico de Publicidade e Propaganda”, comentou.

csocial2023_8
csocial2023_2

Juliana Gouveia também avaliou de forma positiva a participação e o engajamento dos acadêmicos nessas atividades. “A Feira de Profissões foi muito importante no período, pois além de os alunos pesquisarem sobre a história da comunicação, puderam ver os equipamentos usados nas épocas passadas. Também tivemos uma conversa super descontraída com o profissional Cláudio, fotógrafo da Portos do Paraná, que mostrou os equipamentos, os trabalhos e as histórias por trás de cada registro. Essa é a mágica da fotografia, levar a história aos olhos de quem não a viveu”, concluiu.

csocial2023_1

O curso de bacharelado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda têm como objetivo formar profissionais capacitados para o planejamento, criação, produção, distribuição, análise e gestão da comunicação publicitária. Ao longo da formação, os alunos desenvolvem habilidades em expressão oral e escrita, imaginação, criatividade, compreensão do comportamento humano e estratégias relacionadas ao texto, design, fotografia, vídeo e áudio.