09/12 2016

PALESTRA COM ENGENHEIRO NAVAL ENCERRA O XI FÓRUM ACADÊMICO DO ISULPAR

O XI Fórum Acadêmico do Isulpar, objetivando promover a pesquisa no meio acadêmico através da socialização de projetos e pesquisas entre os alunos da graduação, desenvolveu comunicações, palestras e mesas redondas, nos dias 5 e 6 de setembro.
No encerramento, o engenheiro naval e inspetor náutico Geert Jan Prange proferiu uma ilustrativa palestra sobre um importante assunto: o despejo de águas de lastro no mar.

A temática, alvo de pesquisadores das universidades brasileiras, foi brilhantemente apresentada aos acadêmicos destacando que a educação é a forma mais importante de conscientizar todos os envolvidos no processo sobre os riscos e problemas causados pela água de lastro.

“Considerando que o transporte marítimo internacional é uma atividade de relevante importância para o desenvolvimento dos países, a água de lastro dos navios está presente nesse contexto e se faz necessário estudo e pesquisa sobre o assunto”, afirmou com muita propriedade o engenheiro naval Geert Jan Prange.

O descarte da água de lastro tem um impacto negativo ao meio ambiente, causando desiquilíbrio ecológico. Essa é a grande preocupação com a nossa baía, uma vez que é a maior área de desova e desenvolvimento de espécies marinhas na costa sul do Brasil.

Para os acadêmicos, a palestra foi muito elucidativa, sobretudo na questão da fiscalização desse problema, quando tomaram conhecimento da Norma de Autoridade Marítima – NORMAN 20 – demonstrando a atuação da Marinha do Brasil.
O papel da universidade é este: levantar a problemática, discutindo e debatendo aspectos causais e soluções plausíveis, contemplando a investigação científica, numa visão multidisciplinar.