Tecnologia em Logística

Coordenação de Curso

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Objetivos Geral do Curso:

O Curso Superior em Tecnologia em Logística visa formar profissionais capazes de planejar, colocar em operação e controlar as atividades de logística de uma empresa, utilizando as metodologias e tecnologias atualizadas de gestão e identificando oportunidades de redução de custos, aumento da qualidade dos serviços em geral e aumento da qualidade de cumprimento de prazos. O profissional sairá preparado para otimizar os processos de aquisição, armazenamento e distribuição de materiais, visando a minimização de custos, sem perda na qualidade dos serviços, possibilitando vantagens competitivas para a empresa.

Objetivos Específicos do curso:

  • Propiciar a capacitação de profissionais habilitados a exercer as atribuições concernentes ao exercício de atividades técnicas e administrativas junto a empresas públicas e particulares que utilizam serviços de aquisição, movimentação, transporte, armazenamento e distribuição de bens, com competência para trabalhar em equipe, desempenhando seu papel em consonância com as especificidades locais e dentro de uma visão globalizada.
  • Proporcionar a disseminação de conhecimentos que ultrapassem a barreira de conceitos estritamente teóricos, oportunizando ao profissional desenvolver capacidade reflexiva, criativa e autônoma no equacionamento de problemas e na tomada de decisões.
  • Estimular nos alunos a conscientização de valores sociais, tomando por premissa o saber crítico para compreender o meio em que atuam, promovendo a evolução e melhorias na comunidade, com responsabilidade, compromisso, ética e justiça.
  • Propor, analisar, conceber e implementar práticas inter e multidisciplinares, bem como estimular e apoiar a execução de projetos transdisciplinares.

Duração do curso:

  • Duração - 2 anos
  • Período - Noturno

Perfil do Profissional:

O tecnólogo em Logística é o profissional especializado em armazenagem, distribuição e transporte. Atuando na área logística de uma empresa, planeja e coordena a movimentação física e de informações sobre as operações mulltimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias-primas e produtos. Este profissional gerencia redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda ocupar-se do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos.

Atividades típicas do Tecnólogo em Logística:

  • Analisar e equalizar as necessidades de logística no processo produtivo de uma empresa, visando à sua otimização.
  • Analisar as tecnologias utilizadas na cadeia de suprimento de uma empresa, verificando a necessidade de melhorias.
  • Atualizar-se com as tecnologias de logística disponíveis no mercado, bem como as utilizadas pelos concorrentes
  • Dimensionar, localizar e colocar em operação centros de distribuição.
  • Avaliar custos de operação e tributos para transportes com frota própria e de terceiros.
  • Gerenciar equipes de operação nos centros de distribuição.
  • Estar atualizado com os recursos necessários para a movimentação de materiais em um centro de distribuição.
  • Definir indicadores de operação para controle dos serviços

Campo de atuação no mercado de trabalho:

O mercado de trabalho abrange empresas públicas e privadas das mais diversas áreas de atuação, de modo que o profissional poderá atuar como gerente de logística, gerente ou supervisor de cadeia de suprimento, gerente ou supervisor de operações, analista de resultados das operações logísticas, analista de rotas e meios de transporte e analista de processos logísticos.

Dia do Tecnólogo em Logística:

No dia 6 de junho é comemorado o Dia da Logística, porém o dia do Tecnólogo, em geral, é dia 6 de outubro.

Ato Regulatório

O Curso Superior de Tecnologia em Logística foi autorizado pela Portaria Ministerial nº 676 de 04 de julho de 2017, publicada no Diário Oficial da União em 06 de julho de 2017.

Organização Curricular

A grade curricular do curso é estruturada em abordagens teórico-metodológicas, trabalhando os conteúdos de modo interdisciplinar à prática profissional. Busca-se desenvolver a competência de transferir os conhecimentos teórico-práticos e os oriundos da experiência cotidiana para o ambiente de trabalho e seu campo de atuação profissional.

Para saber a grade curricular e os atos regulatórios do curso, clique AQUI.

Para saber o investimento necessário, clique AQUI.

Atendimento

SEG - SEX
08:00 - 22:30

41 3133 - 3105

 

Parcerias