COMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE. PARA ONDE DEVO CORRER?

A crise que tomou conta do país tem sido a desculpa mais oportuna para muitas empresas diminuírem ou, até mesmo, cortarem seus investimentos em comunicação. Mal sabem elas que é justamente nesses momentos críticos que a comunicação pode ser a melhor aliada para manter sua empresa no páreo, pois quem investe em comunicação durante a crise, com certeza, colherá bons frutos quando a tormenta passar.

Temos, sem dúvida, um cenário crítico em que todo investimento deve ser cautelosamente avaliado e é, por isso, que cabe também ao mercado da comunicação, especialmente da publicidade e propaganda, reinventar-se criativamente para fazer render a verba investida pelo seu cliente em comunicação; e este, por sua vez, deverá focar toda a sua atenção no “retorno sobre o investimento” (que chamamos em comunicação de ROI), que deve ser otimizado e adequado aos objetivos de cada empresa.

Para driblar a crise com estratégias de baixo investimento inicial, o marketing digital é uma das principais tendências da comunicação deste século, porém se engana quem pensa que a estratégia se resume a ter um site da empresa na internet. O marketing digital de resultado envolve a produção de conteúdo, SEM, SEO, mídias sociais, inbound marketing, entre outras ferramentas do arsenal digital.

Contratar um especialista na área é o primeiro passo para extrair o melhor do investimento digital. Esse profissional saberá utilizar as ferramentas adequadas para alcançar os resultados pretendidos pela empresa, de maneira personalizada. Produzir conteúdos relevantes requer planejamento, profundo entendimento do público-alvo para adequar a linguagem e, acima de tudo, ampla pesquisa para oferecer novidades, e isso tudo não apenas em forma de textos, mas com imagens e vídeos, que geram muito mais visibilidade pelo público. Isso significa, portanto, um trabalho constante e altamente personalizado, pois cada público tem necessidades específicas e também se apresenta em diferentes estágios de interação com as marcas que o atraem.

Em tempos de engajamento, a geração de conteúdos relevantes para o público poderá fazer milagre em termos de adesão e relacionamento, o que trará, como consequência, muitos frutos a serem colhidos ao longo das próximas estações.

Em síntese, investir em comunicação, em produção de conteúdos, e se fazer presente em multicanais (site, redes sociais, e-mail marketing, TV, rádios etc.) é o que você pode fazer de melhor pela sua empresa, mesmo em tempos de crise.

Profª Msc. Maria Paula Mansur Mader, coordenadora do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

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