PÓS-GRADUAÇÃO: ESPECIALIZAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO

No Brasil, 10,2% dos trabalhadores estão fora do mercado de trabalho, a maior taxa que o IBGE registrou em sua série histórica (desde 2012). O momento é crítico no mercado de trabalho, o que leva a maiores exigências. O índice de brasileiros com curso superior subiu 109,8% nos últimos 10 anos, segundo o Ministério da Educação, e a tendência é que este número cresça continuamente. Desta forma, o profissional mais qualificado e preparado terá lugar de destaque no momento da seleção e de almejar melhores cargos.

Os cursos de pós-graduação e MBA (master of business administration) têm por objetivo principal especializar os profissionais, orientando-os em áreas específicas e de afinidade.

É a oportunidade do profissional aprofundar-se em sua área de interesse e/ou em sua área de trabalho, buscando conhecimentos técnicos e científicos que sirvam como base para suas decisões e para suas rotinas dentro da empresa. Além disso, é o primeiro passo para que o aluno possa ingressar na vida acadêmica, oportunizando o mesmo a tornar-se professor do curso superior ou em cursos técnicos.

O mercado de trabalho competitivo busca profissionais especializados e competentes, tal perfil será encontrando no indivíduo que busca seu conhecimento, investe em sua carreira. Assim como a graduação é o primeiro investimento nesse futuro, a pós-graduação é o primeiro passo para o sucesso do profissional, aquele que já esteja inserido no mercado ou aquele que pretende se inserir, onde o curso de especialização, certamente, será um grande diferencial curricular; para aqueles profissionais que já estão no mercado de trabalho a muitos anos, os cursos de pós-graduação são uma excelente oportunidade de reciclagem e obtenção de novos conhecimentos. Além disso, os profissionais de áreas públicas, concursados, possuem excelentes vantagens ao apresentarem títulos de especialização, ou seja, qual for o mercado de trabalho visado por você, ser um profissional especializado fará toda a diferença.
O que se deve levar em conta na hora de escolher um curso de pós-graduação?

O candidato deve estar atento às tendências de mercado e seus interesses profissionais, buscando analisar grades curriculares dos cursos de sua área, entender seus objetivos específicos e escolher o curso que melhor se adéque às suas pretensões profissionais. Segundo uma pesquisa realizada pela Catho, 90% dos profissionais dedicam-se a buscar especialização e novos conhecimentos; não existe vantagem ao ficar de fora desse número!
Qual o impacto efetivo de uma pós-graduação na vida profissional?

Segundo a revista Exame, em uma pesquisa realizada com 400 executivos das regiões Sul e Sudeste, 68% fizeram uma ou mais especializações, enquanto que apenas 23% não obtiveram títulos além da graduação. Isso é refletido diretamente em suas remunerações, como se pode observar na tabela a seguir, onde a média salarial do grupo pesquisado é proporcional a especialização acadêmica:

QUALIFICAÇÃO MÉDIA SALARIAL (R$)
Apenas Graduação 5.812
Uma Pós-Graduação 9.306
Mais de uma Pós-Graduação 12.801
Mestrado e Doutarado 13.804

Fonte: Revista Exame, 2014

Estes números demonstram que o pensamento preconceituoso de que o conhecimento aprendido na academia é inútil no mercado de trabalho é errôneo e ultrapassado. O mercado de trabalho valoriza gradativamente e proporcionalmente o profissional especializado, permitindo que a pós-graduação deixe de ser apenas um diferencial, mas um pré-requisito no momento da contratação e da valorização do profissional.

Não espere, atualize-se e especialize-se! Seja valorizado pelo mercado de trabalho, seja um profissional de destaque.