PROJETO DE AÇÃO EXTENSIONISTA II

1.0 Título:
Interdisciplinaridade, uma conjunção de conhecimentos

2.0 Curso:
Graduações e Tecnólogos do ISULPAR

3.0 Modalidade da ação extensionista:
Ações de inversões com disciplinas

4.0 Área temática:
Todas áreas do conhecimento

 

5.0 Vínculo com outros programas:
Não há.

6.0 Justificativa:
Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade. (Gadotti)
Segundo Piaget, a interdisciplinaridade seria uma forma de se chegar à transdisciplinaridade, etapa que não ficaria na interação e reciprocidade entre as ciências, não havendo mais fronteiras entre as disciplinas.

7.0 Objetivo Geral:
- Privilegiar a produção e a construção do conhecimento de forma sistematizada e sistêmica, partindo da reflexão, do debate e da crítica numa perspectiva criativa e interdisciplinar.

8.0 Objetivos Específicos:
- Incentivar a interdisciplinaridade no ISULPAR.
- Refletir as práticas pedagógicas atuais.
- Fazer do processo ensino/aprendizagem, uma visão globalizada.

9.0 Equipe
9.1 Professor Coordenador do Projeto
Prof. Ivan de Medeiros Petry Maciel

9.2 Composição da organização do projeto
Profª. Lúcia Helena Freitas da Rocha
Professores Coordenadores de Curso

10.0 Estimativa do número de participantes
- Envolver toda comunidade acadêmica do ISULPAR

11.0 Metodologia.
- Uma vez ao mês, será feita uma inversão de professores nos Cursos de Graduação.
- O período será equivalente e, de preferência, um assunto envolvente da disciplina inovadora para o curso que será aplicado.
- Toda a atividade interdisciplinar terá que ter a anuência da Coordenação Geral Pedagógica que irá registrar em livro próprio, a data, a inversão, os professores e os alunos.
- Aplicar horas atividades complementares com equivalência de 10 horas.
- Atribuir, ao final do projeto, certificação aos discentes e docentes.

12.0 Desenvolvimento
Inversões das disciplinas – 1° fase

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

Marketing........................ Prof. Cláudio Flores
Empreendedorismo.......... Prof. César Sinecker
Economia Brasileira.......... Prof. Ivan Maciel
Logística Empresarial........ Prof. Itamar de Abreu Fialho

CURSO: DIREITO
- Direito do Consumidor..........Prof. Henry L. Kaminski
- Direito Ambiental.................Prof. Carlos Serra
- Direitos Humanos.................Prof. Marco Aurélio Schlichta
- Direito do Trabalho...............Prof. Aparecido Sebastião de Oliveira

CURSO: PEDAGOGIA
- A educação Brasileira............Profª. Carmela Maquiaveli
- Avaliação dos Processos........Prof. Dálgima Carmelos dos Santos

CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
- Gestão em Informática.........Prof. Jackson Shirigatti
- Sistemas Multimídias.............Prof. João Fernando D. Galvão

CURSO: GESTÃO FINANCEIRA
- Finanças Pessoais.................Prof. Carlos Eduardo Nascimento
- A importância do Crédito......Profª. Silvia Bonfada

CURSO: GESTÃO PORTUÁRIA
- Navios Mercantes................Prof. Carlos Eduardo Vidal
- Modernização do Portos.......Prof. Douglas Soares Pires

CURSO: GESTÃO HOSPITALAR
- Políticas Públicas de Saúde....Prof. Carlos Alberto Xavier
- Epidemiologia......................Profª. Isolda de Barros Maciel

CURSO: TURISMO
- Ecoturismo.........................Prof. Tiago Vernize Mafra
- Cruzeiros Marítimos...............Profª. Adriana Kaminski

13.0 Recursos Materiais
- A IES se encarregará da organização, dispondo da estrutura para atividade que o professor solicitar.

14.0 Cronograma de execução
- Período: 10/08/2015 a 27/11/2015

15.0 Previsão estimada de custo da Instituição
- A única despesa é a impressão dos certificados em modelo simplificado.

16.0 Resultados a serem gerados a partir da atividade do projeto
- Espera-se que a articulação entre os docentes em um projeto interdisciplinar, resulte em uma melhoria no ensino e na aprendizagem dos discentes do ensino superior e, especificamente, conhecer algumas fundamentações que norteiam e contextualizam os aspectos teóricos que orientam tais metodologias e verificar a aplicabilidade, incentivando os educadores de todas as áreas.


Paranaguá, 14 de julho de 2015.


Prof. Ivan de Medeiros Petry Maciel

Atendimento

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41 3133 - 3105

 

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