O CURSO DE DIREITO DO INSTITUTO SUPERIOR DO LITORAL DO PARANÁ - ISULPAR

          O Curso de Direito do Instituto Superior do Litoral do Paraná teve o seu funcionamento autorizado pela Portaria Ministerial – MEC n. 4.081, datada de 13/12/2004, publicada no Diário Oficial da União do dia 14/12/2004, reconhecido pela Portaria nº 13, de 02/03/2012. A renovação do reconhecimento do Curso de Direito foi publicizada pela Portaria n. 545, datada de 05/06/2017. Todos os atos administrativos relativos à autorização e funcionamento do Curso de Direito do Instituto Superior do Litoral do Paraná estão devidamente crivados pelo manto da legalidade, fato que corrobora sua situação de regularidade junto ao Ministério da Educação.

            A primeira turma do Curso de Direito iniciou suas atividades acadêmicas em março de 2005 e os primeiros formandos colaram grau em março de 2010. No dia 15 de março de 2018, os formandos de 2017 realizaram sua colação de grau. Esta é a oitava turma de bacharéis em Direito formada pelo Instituto Superior do Litoral do Paraná. Dentre todos esses egressos, a grande maioria conseguiu sua inserção no mercado de trabalho, seja por meio do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a consequente atuação como advogados (corporativos, privados, dativos, públicos), pela aprovação em concursos públicos dos mais variados (técnicos e analistas judiciários e de outras carreiras não privativas dos bacharéis em Direito), pela inserção nas carreiras acadêmicas (matrículas em cursos de pós-graduação lato sensu e aprovação em programas stricto sensu de mestrado e doutorado), entre outras atividades (consultivas, políticas e administrativas).

            O alto índice de aprovação no exame da OAB e a grande inserção de nossos egressos no mercado de trabalho é motivo de satisfação e orgulho para todos que estiveram ou estão envolvidos nos processos de gestão e ensino no Curso de Direito do Isulpar, ao longo de seus 13 anos de existência, corroborando a qualidade da educação jurídica ofertada em nossa instituição. O Curso de Direito do Isulpar se desenvolve atento à pluralidade, à complexidade e à inovação que caracterizam o mundo contemporâneo.

            Almejando a superação das práticas manualescas por meio do incentivo à análise crítico-reflexiva e pela formação de cidadãos conscientes da solidariedade social e dos ideais democráticos, a proposta didático-pedagógica do Curso de Direito do Isulpar  objetiva propiciar ao acadêmico uma formação técnica que contemple um caráter humanista, solidário e interdisciplinar, que culminará na consolidação de um Direito ético, justo e libertador, a ser utilizado como instrumento de renovação social e reestruturação dos paradigmas doutrinários e institucionais vigentes.

Prof. Dr. Bruno Gasparini, Coordenador do Curso de Direito do ISULPAR

CONVÊNIO ISULPAR E LOJA MAÇÔNICA PERSEVERANÇA

Comissão de Ação Social entrega bolsas de estudos no Colégio Isulpar - Ensino Médio a alunos da Escola Tiradentes

O presidente da Comissão de Ação Social da Loja Maçônica Perseverança, Fabiano Vicente Elias, procedeu a entrega de duas bolsas de estudos aos alunos Diorge Rosina Santos e Jardel Bueno de Paula para o Ensino Médio no Colégio Isulpar, mantido pelo Instituto Superior do Litoral do Paraná – ISULPAR.

Os alunos, oriundos da Escola Municipal Tiradentes, de Alexandra, participaram do projeto “Perseverando na Educação”, no ano de 2017, promovido pela Comissão de Ação Social da Loja Maçônica Perseverança em convênio com o ISULPAR.

O projeto contou com inúmeros participantes do nono ano do Ensino Fundamental que foram submetidos a avaliações educacionais, psicopedagógicas e sociais.

“Essa iniciativa tornou-se realidade, graças à parceria estabelecida com o Colégio Isulpar, pela sensibilidade de sua mantenedora, Dra. Rosi Teresinha Bonn, das Direções da Escola Tiradentes e do Colégio Isulpar e dos membros da Loja Maçônica Perseverança”, afirmou Fabiano Vicente Elias.

“A escolha do Distrito de Alexandra deu-se pelo fato de que a localidade apresenta um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, demonstrando a importância de uma ação social efetiva no bairro”, completou Fabiano.

A Loja Maçônica Perseverança possui 153 anos de história com atuação decisiva em Paranaguá, contando com participações em fatos históricos nacionais como independência do Brasil, abolição da escravatura, proclamação da República. O projeto, segundo o Venerável Mestre Daniel Gonçalves de Jesus Filho, visa, no acesso à educação, a transformação social. Para ele, esta iniciativa demonstra a importância da Maçonaria para a sociedade parnanguara.

O Colégio Isulpar – Ensino Médio, há treze anos formando nossa juventude para o acesso ao ensino superior, foi selecionado para o projeto por sua metodologia e projeto político-pedagógico voltado às novas tendências educacionais, apresentar um excelente índice de produtividade e estar irmanado nessa parceria.

Para a presidente do ISULPAR, Dra. Rosi Teresinha Bonn, em dezoito anos de atuação no litoral do Paraná, o ISULPAR sempre compartilhou iniciativas que venham a promover o engrandecimento cultural, a conquista da autonomia e a valorização profissional. Estar aberto a iniciativas inovadoras, inusitadas ,viáveis em sua concretização, serão sempre bem recebidas pela Instituição, afirmou a presidente do ISULPAR.

O Teatro Municipal Profª Rachel Costa foi o palco para a divulgação do resultado do projeto que teve como vencedores os alunos Diorge Rosina Santos e Jardel Bueno de Paula. Esses estudantes darão continuidade ao projeto que já premiou, em 2016, as alunas Duane Cristina de Oliveira e Nataely Ferreira Ribas.

Para o ano de 2018, o projeto segue em sua busca por novos alunos que possam, através de seu desempenho estudantil, serem agraciados com novas bolsas de estudo.

A CONSTRUÇÃO DE PONTES DE MACARRÃO

ALUNOS DO COLÉGIO ISULPAR REALIZAM DESAFIO DE ENGENHARIA: A CONSTRUÇÃO DE PONTES DE MACARRÃO

        A prática tradicional do ensino da Física prioriza problemas e situações muitas vezes desconectadas do cotidiano do estudante que, ao final do Ensino Médio, não consegue estabelecer relações entre os conteúdos abordados em sala com situações vivenciais.
        Uma alternativa para auxiliar a compreensão dos conceitos da Física, possibilitando um ensino que estabeleça relações com o cotidiano, foi realizada pelos alunos da 1ª série do Colégio Isulpar. Sob a orientação do Prof. Gustavo Anselmo, criaram as pontes de macarrão.
        Como inovação pedagógica, a construção das pontes de macarrão pôde auxiliar a compreensão de conceitos fundamentais da Física em situação real.
        “Lançar um desafio aos alunos para saírem da rotina foi o objetivo da construção das pontes de macarrão”, afirmou o Prof. Gustavo. “Através desse trabalho prático, os alunos aprendem como funciona uma ponte na prática e na teoria, relacionando-a com os princípios físicos da força e suas condições de equilíbrio estático, fundamentais nas Leis de Newton. As pontes de macarrão, quando bem construídas, suportam cargas acima de 20 quilogramas.
        Ações como esta motivam os alunos, pois conseguem perceber a importância dos conteúdos estudados para suas futuras carreiras profissionais.

        PENSAR, FAZER, TESTAR, REFAZER = APRENDER

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